CURSO DE MITOLOGIA COMPARADA

UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DA PAZ - UNIPAZ SC
Curso de Extensão Universitária
Ênfase do Curso de Transdisciplinaridade e Educação
CURSO DE MITOLOGIA COMPARADA
Jornadas simbólicas do Kaos ao Cosmos
APRESENTAÇÃO
"A aproximação entre o pensamento científico contemporâneo e o pensamento simbólico tradicional é signo de um encontro maior e mais importante: o do mundo explorado pela Tradição com o mundo explorado pela ciência. O que a tradição descobre na riqueza da vida interior, a ciência descobre, por correspondência ou isomorfismo, no corpo dos sistemas naturais. O ponto de partida para uma nova Filosofia da Natureza só pode ser a ciência moderna, mas uma ciência que, tendo chegado às próprias fronteiras, pede uma abertura ontológica. Esta abertura só pode dar-se por um novo tipo de abordagem científica e cultural: a transdisciplinaridade. Sua tarefa prioritária consiste na elaboração de uma nova linguagem, de uma nova lógica e de novos conceitos que permitam o surgimento de um verdadeiro diálogo entre os diversos ramos do conhecimento, um diálogo polifônico entre racional e "irracional", sagrado e profano, unidade e diversidade, natureza e imaginário, homem e Universo; um diálogo entre o passado e o presente, entre a ciência, a arte, a Tradição e todas as outras formas de conhecimento" (Basarab Nicolescu)
Justificativa – Não há território mais vasto nem menos complexo do que a alma humana. Desde sempre, a humanidade vem buscando decifrar-se através das linguagens e dos símbolos, uma vez que nosso conhecimento racional ainda não deu conta em abarcar o intangível. Pesquisas e estudos diversos nos mostram que não lograremos esta tarefa apenas com esta competência. Em que pese a dimensão transcendente de nossa capacidade de autorreflexão, a hermenêutica de uma existência, a apreensão de seu sentido e propósito, ainda é uma questão meramente individual. Entretanto, os arquétipos, os mitos, os ritos, os símbolos de diversas culturas e civilizações podem ser as vertentes, as fontes, que nos apontam caminhos, veredas, a serem percorridas a partir do instante em que despertamos de uma condição meramente focada na materialidade. Este curso se propõe a ser uma jornada transpessoal e transdisciplinar onde o desassossego encontre mais do que um eco. Objetivos – proporcionar aos participantes a oportunidade de desvelar, através de experiências práticas, um conjunto de linguagens convergentes enraizadas nos quatro caminhos epistemológicos do Conhecimento (Arte, Ciência, Filosofia e Tradições Sapienciais).
Estes saberes e linguagens estão relacionados a ritos de passagem, jornadas iniciáticas e transpessoais dos indivíduos e buscam oferecer sentido e propósito àqueles que investigam a complexidade humana. Sob o ponto de vista ontológico e antropológico, visa-se decodificar, na experimentação dos símbolos e no pensamento mítico, os elementos arcaicos que ressoam e respondem a questões existenciais básicas da humanidade contemporânea.
Através de um sólido instrumental teórico e metodológico, habilitar o reconhecimento dos padrões narrativos e suas raízes míticas em diversos campos do saber e instrumentalizar o participante a aplicar este olhar em seu campo profissional e em seu cotidiano.
Público Alvo – estudantes e profissionais ligados às áreas de Artes, Comunicação, Filosofia, Letras, Psicologia e outros ramos acadêmicos ou não (astrólogos, consultores organizacionais, educadores, terapeutas)
Duração: 14 meses. Encontros mensais, um final de semana por mês (Sábado e domingo das 09h as 17h).
Docentes: Carlos Hollanda, Daniela Rossi e alguns professores nacionais convidados.
Caracterização do curso: a proposta é que seja um Curso de Extensão promovido pela Casa do Sol em parceria com a Unipaz/SC.
Coordenação: Prof. Dr. Carlos Hollanda e Prof. Esp. Daniela Rossi
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Desenvolver-se-á através de três blocos: Cosmo, Sociedade e Indivíduo, de tal maneira que, ao final, o estudante possa reconhecer o mito e suas implicações em diferentes níveis de percepção e experiência em si próprio e no âmbito sociocultural.
I. Cosmos
1. Raízes corpóreas e históricas do mito – imaginário, imaginação, mitologia e simbolismo – Carlos Hollanda
2. Cosmogonias – mitos da Criação: as diversas vertentes – professor convidado
3. Mitologias Comparadas I – Contos de Fada- Dani Rossi
4. Mitologias Comparadas II - Mitologia nórdica - Johnni Langer
5. Mitologias Comparadas III - Mitologia Indiana - Vania Marinelli
II. Sociedade
6. Jornada em espaços sagrados e profanos - O espaço arquitetônico, hierarquização do espaço nas relações sociais e seus símbolos – Carlos Hollanda
7. Mitos, propaganda e política – sistemas de controle sociais e crenças sobre gêneros - Lydia Vainer
8. Mitos na cultura de massas – o imaginário e a imagem, a produção artístico-literária, cinematográfica e publicitária – Carlos Hollanda
III. Indivíduo
09. Introdução a sistemas herméticos: Kabalahh e a Arvore da Vida – Carlos Hollanda
10. Tarot – 22 arcanos maiores – Veet Pramad
11. Arquétipos zodiacais I – Formação do pensamento astrológico e suas associações. Carlos Hollanda
12. Arquétipos zodiacais II – De Aries a Peixes - professor convidado
13. Uma Jornada Interestelar – o símbolo vivenciado pelo caminho em nossa Via-Láctea - Dani Rossi
14. Encerramento: Jornadas iniciáticas e transpessoais – Rito de Despertar - Xamã convidado: Sthan Xaniã
DATAS:
01. 01 E 02 DE ABRIL
02. 06 E 07 DE MAIO
03. 03 E 04 DE JUNHO
04. 01 E 02 DE JULHO
05. 05 E 06 DE AGOSTO
06. 02 E 03 DE SETEMBRO
07. 07 E 08 DE OUTUBRO
08. 04 E 05 DE NOVEMBRO
09. 02 E 03 DE DEZEMBRO
10. 06 E 07 DE JANEIRO DE 2018
11. 03 E 04 DE FEVEREIRO
12. 03 E 04 DE MARÇO -
13. 07 E 08 DE ABRIL
14. 05 E 06 DE MAIO - ENCERRAMENTO.
LOCAL: Unipaz SC - Parque Sapiens - FLORIPAZ/SC
Informações e inscrições: contato@casadosolfloripa.com.br
Salvar
Salvar
Tags: